Novo Tiguan 2014: Preço e consumo do Suv da Volkswagen

01 de março de 2014



A nova geração dos SUVs da marca alemã será fruto da versátil plataforma MQB – que estreou na linha Volks como base para o Golf VII. Ela começa a ganhar as ruas em 2014, quando será lançada a segunda geração do Tiguan. O sucessor do utilitário mais vendido da marca no mundo manterá as dimensões próximas às atuais, com 4,43 m de comprimento e a cabine com cinco lugares.

T1

 

T2

 

A grande novidade estará nos motores da família EA2011, desenvolvidos para esta plataforma. O mais interessante para o Tiguan é o 1.4 TSI (turbo) de 140/150 cv com tecnologia chamada “cilindros sob demanda”, que funciona com dois ou quatro cilindros, conforme a necessidade. Haverá ainda uma versão híbrida plug-in, com soluções técnicas apresentadas no conceito CrossCoupé no Salão de Tóquio em 2011 e no de Genebra.

T3

Como o Tiguan continuará pequeno para os padrões dos Estados Unidos, a plataforma MQB permitirá à marca produzir – com baixo custo adicional de desenvolvimento  – sua versão XL, sigla em inglês para extragrande. O irmão com distância entre-eixos maior será a versão de produção do CrossBlue, conceito apresentado em janeiro no Salão de Detroit, nos EUA.

T4

Adaptado ao gosto norte-americano, ele chega em 2015. Terá cerca de cinco metros de comprimento e espaço suficiente para sete passageiros viajarem com conforto. O porta-malas vai de 335 a 2.000 litros, conforme a posição dos assentos.

Com capacidade para 280 litros – e sistema multimídia com interface para smartphones. O mini-SUV da Volkswagen será construído na mesma plataforma do up!, já em avançado estágio de desenvolvimento por aqui. Terá, a princípio, motor 1.0 TSI (turbo com injeção direta) de três cilindros e ótimos 110 cv. Essa unidade é da mesma família EA2011 que equipará o novo Tiguan. A Volks ficará com outras unidades na manga, como o 1.4 aspirado de 90 cv e um 1.6 aspirado de 110 cv, que devem ser usados em outros modelos.

Apesar de ter altura acima da média, o Taigun não terá tração 4×4: o mercado brasileiro não tem necessidade de uso off-road; o consumidor aqui busca mesmo um carro capaz de encarar com conforto as ruas e as estradas esburacadas e que tenha boa altura do solo. O sucesso do CrossFox e cia. é prova irrefutável disso.

O lançamento comercial do Taigun deverá ocorrer logo no início de 2015. Mas a versão final será conhecida antes, pois deve aparecer no Salão do Automóvel 2014 como a principal estrela da marca.

Se a fabricação nacional do up! e do Taigun na unidade da Volks em Taubaté (SP) já é uma boa notícia, há outra ainda melhor. Com a já confirmada produção do Golf VII na unidade de Puebla, no México ficaria fácil para a Volks produzir lá, também, o novo Tiguan. Embora não confirmada, é uma grande possibilidade.

O SUV mais vendido da marca no mundo hoje é feito apenas em Wolfsburg, na Alemanha e, se passasse a ter produção mexicana, fiaria mais acessível, tanto para os brasileiros quanto para os americanos. Assim, teríamos aqui um Tiguan com preço na faixa dos R$ 80 mil. Mais adiante, se as vendas de Golf VII e Tiguan crescerem demais, a marca tem a opção de transferir a produção para o Brasil. Mas, nesse caso, o valor para o consumidor não mudaria muito.

Mais esportividade:

O teto curvado na parte traseira adiciona alguma agressividade às linhas do modelo, que mantém as quatro portas.

Tamanha americano:

A versão XL foi projetada sob medida para os consumidores norte-americanos, já que para eles o Tiguan é pequeno demais.

Este artigo foi útil? Compartilhe:

Categoria: Automoveis




Calcule o seguro do seu veículo online grátis



2 Comentaram

  1. Reinaldo Guerra disse:

    Parabéns, belo carro também gostei muito da tecnologia pistão por demanda, nsa perfeito ja viajei nos pensamentos aqui .mesma hora teria carro, mil, com dois pistões , baixo consumo …. , msm hora é bruto força……, perfeito . vai prosperar.

  2. Reinaldo Guerra disse:

    Parabens, belo carro tambem gostei muito da tecnologia pistão por demanda, nsa perfeito ja viajei nos penssamentos aqui .mesma hora teria carro, mil, com dois pistões , baixo consumo …. , msm hora é bruto força……, perfeito . vai prosperar.

Comentários

© 2015 Novas do Dia. Todos direitos reservados. - Páginas mais acessadas -