Como ser um freelancer de sucesso

12 de outubro de 2013



como-ganhar-dinheiro-como-freelancer-dicas

O mercado está aberto para o profissional que pretende atuar como freelancer. Mas como ser um freelancer? O freelancer ganha bem? É possível ser bem sucedido atuando como um profissional autônomo? Pois bem, essa história de que ser freelancer significa atuar como um empregado pela metade, que não tem direitos e benefícios do governo e ainda ganha mal, não existe mais. Esses profissionais, muitos deles jornalistas, designers, fotógrafos, ilustradores e até professores formados por universidades gabaritadas, podem se sair muito bem no mercado e ganhar mais do que, atuando como empregado de uma empresa.

Mas além de tudo isso, o freelancer ainda possui a vantagem de fazer seus próprios horários, aceita os projetos que considera mais interessantes e mais bem remunerados, e, possui maneiras de comprovar renda através de depósitos bancários. O fato deste profissional conseguir comprovar renda  significa que o mesmo pode conseguir crédito para financiamento em bancos e lojas como qualquer pessoa empregada.

Se você ficou interessado em largar o seu emprego e se tornar um freelancer, observe algumas dicas.

Como ser um freelancer

Se você está desempregado e vê neste modelo de trabalho a sua salvação, saiba que deverá começar devagar. Entenda que será preciso criar um portfólio antes de mais nada e portanto iniciar suas atividades cobrando pouco. Muitos profissionais se enganam ao entrar no mercado como freelancer acreditando que, poderão fazer carreira cobrando por um único trabalho o valor total do seu antigo salário mensal.

A concorrência na internet é grande, os preços são competitivos, e você precisa conquistar algumas empresas ou parceiros, antes de lhes “furar o olho”. Então vá com calma.

Mas se você está empregado, e pretende desbravar novos caminhos, não largue o seu emprego de vez. O ideal é que você comece a fazer trabalhos freelancer durante uma meia hora do dia, dividindo-se entre dois tipos de emprego até que se sinta seguro o suficiente para se tornar um freelancer de fato.

Quanto um freelancer deve cobrar por seu trabalho?

Uma boa dica para quem está começando neste mercado é pesquisar o preço da concorrência. Observe através de sites de ofertas de trabalhos freelancer, como existem muitos pela internet, o valor oferecido por cada trabalho e as transações entre os participantes. Você perceberá que existe um caminho para todos, e você também poderá desenhar o seu.

De fato, colocar um valor sobre o serviço pode ser uma das tarefas mais difíceis do freelancer. Então procure não se desvalorizar muito.

Este artigo foi útil? Compartilhe:

    Esporte Interativo Nordeste – Como Assistir Ao Vivo


    No dia 05/01, a estreia oficial do CANAL DO TORCEDOR NORDESTINO! O Esporte Interativo Nordeste tem a ambição de ser uma alavanca de novos assinantes para todas as Operadoras de TV paga que buscam assinan...

    5 maneiras de ser promovido rapidamente no trabalho


    Uma promoção no trabalho sempre é uma boa oportunidade para quem pretende evoluir na carreira e aumentar o salário. Mas a concorrência na empresa é sempre um fator a ser considerado, você não vai conseguir ...

    Como aproveitar um trabalho temporário de fim de ano


    É certo que esta não é a melhor época para se procurar emprego, mas isso só serve para quem não gosta de aproveitar as oportunidades e prefere se manter inerte no mercado. Especialistas dizem que o final do...

    5 perguntas a fazer antes de aceitar um emprego


    Por mais tentadora que seja a proposta de emprego, faz bem se cercar de algumas informações importantes para não cair em arrependimento após a sua aprovação. Acompanhe um lista de perguntas importantes que ...

Categoria: Empregos






Comentários

© 2015 Novas do Dia. Todos direitos reservados. - Páginas mais acessadas -